01 julho 2008

Qual a diferença entre teclados ABNT x ABNT2 ?




São os dois modelos de teclado usados no Brasil. Ambos seguem o padrão QWERTY e apresentam a tecla “ç”. A única diferença entre eles é que o teclado ABNT2 apresenta uma tecla a mais: a Alt Gr. Ela fica à direita da barra de espaço e permite digitar os símbolos adicionais que aparecem no canto inferior direito de algumas teclas (os símbolos ”º” e “ª” são bons exemplos). Para inserir estes símbolos em um texto, basta pressionar a tecla Atl Gr juntamente com a tecla em que o símbolo se encontra.


Uma preocupação antes de comprar um teclado é sempre observar o tipo de adaptador (entrada) no micro. Se DIMM (mais antigo) ,PS2 ou usb.


Por que as teclas não são organizadas em ordem alfabética?


A distribuição das teclas em um teclado de computador segue a mesma ordem encontrada nas máquinas de escrever. A combinação mais comum é a QWERTY, que foi inventada em meados de 1870 pelo norte-americano Christopher Latham Scholes. A idéia de Scholes foi organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa. A origem do nome, por sua vez, são as seis primeiras letras que aparecem no teclado: Q, W, E, R, T e Y. Além da QWERTY existem outras combinações usadas em teclados, mas elas são uma raridade no Brasil.


Qual é a utilidade da tecla Print Screen?


A tecla Print Screen captura a imagem da tela do seu computador e a transfere para a área de transferência (local onde ficam armazenados textos e figuras quando se utiliza os recursos Copiar ou Recortar do Windows). Você pode capturar uma imagem com esta tecla e abri-la no Paint, por exemplo. Para isso, pressione a tecla Print Screen em uma tela qualquer e abra o Paint apertando o botão Iniciar do Windows, entrando em Programas, em Acessórios e em Paint. Acesse o menu Editar e selecione a opção Colar. Pronto, a imagem capturada aparecerá na tela.


Para que serve a tecla Scrool Lock?


Esta tecla não exerce nenhuma função direta sobre o teclado. Entretanto, em alguns programas, ela desabilita determinadas funções. Era util em alguns programas MS-DOS, habilitava e desabilitava a barra de rolagem ou transformava em barra de rolagem automática.


O que ocorre se eu apertar a tecla Pause Break?


Essa tecla era mais utilizada nos tempos do MS-DOS, um sistema operacional que antecedeu o Windows. Sua função é pausar o processamento de dados exercido pelo computador e congelar a tela. No Windows, o Pause Break não tem muita utilidade. Entretanto, se você tiver curiosidade de saber o que aparece escrito na tela do seu computador quando ele está sendo iniciado, aperte esta tecla para travar a tela. A partir daí, utilize as setas direcionais para navegar e ler o texto.


Eu aperto as teclas Alt e Ctrl e nada acontece. Por quê?


As teclas Alt e Ctrl são consideradas neutras porque, quando pressionadas sozinhas, não têm função. Entretanto, elas servem para acessar funções secundárias do teclado, ou as chamadas teclas de atalho (veja a matéria Teclas de Atalho).


Quais outras teclas pouco conhecidas podem me ajudar no dia-a-dia?


Uma tecla importante é a Num Lock, que altera as funções do teclado numérico. Quando ela está ativada, as teclas digitam números. Já quando ela está desativada, as teclas funcionam como setas direcionais. Outra tecla que traz funções interessantes é a Insert, que é usada em editores de texto como o Word. Se ela estiver desativada, tudo o que você digitar irá sobrescrever o texto que vem a seguir. Do contrário, o material digitado será inserido no ponto em que está o cursor.


Como eu faço para configurar o modelo do meu teclado no Windows?


Clique no botão Iniciar, selecione Configurações, Painel de Controle, e dê um duplo clique em Teclado. Para alterar o layout do teclado, entre na aba Idioma e aperte o botão Propriedades. Agora basta selecionar no campo Layout o modelo do seu teclado e clicar em OK.


As teclas de atalho nada mais são que combinações de teclas que permitem executar funções especiais nos mais variados programas. O Windows, por exemplo, permite realizar um grande número de tarefas usando combinações de teclas.
Normalmente, os atalhos são compostos por uma combinação das teclas Ctrl ou Alt com uma outra tecla qualquer.



Fonte: Editora Europa

Nenhum comentário :