03 julho 2008

Marginais e Avenida Bandeirantes terão rodízio para caminhões

Marginais e Avenida Bandeirantes terão rodízio para caminhões

Nova proibição foi divulgada nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Gilberto Kassab.
Vias estavam fora das medidas de restrição: nova regra vale a partir de 28 de julho.

Patrícia Araújo Do G1, em São Paulo

proibido_caminhao

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, anunciaram nesta quinta-feira (3) a ampliação no esquema de restrição para circulação de caminhões na capital paulista. A partir de 28 de julho, as marginais Pinheiros e Tietê e a Avenida dos Bandeirantes também farão parte da área de rodízio para os veículos.

Pelas novas regras, que fazem parte de um decreto que será publicado nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do município, os caminhões terão de obedecer as mesmas regras do rodízio já válido para os carros de passeio na cidade de São Paulo.
Nos horários de pico - das 7h às 10h e das 17h às 20h - só poderão circular os caminhões que tiverem os finais de placa permitidos no dia. Nas segundas-feiras, os veículos com finais 1 e 2, nas terças-feiras, 3 e 4, nas quartas-feiras, finais 5 e 6, nas quintas-feiras, finais 7 e 8, e nas sextas-feiras, finais 9 e 0. A regra é válida para todos os caminhões, inclusive os de pequeno porte.

A área de rodízio inclui as seguintes vias: Marginal Tietê, entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Marginal Pinheiros; Marginal Pinheiros, entre a Marginal Tietê e a Avenida dos Bandeirantes; Avenida dos Bandeirantes em toda a sua extensão; Avenida Afonso D'Escragnole Taunay, em toda a sua extensão; Complexo Viário Maria Maluf, em toda a sua extensão; Avenida Presidente Trancredo Neves, em toda a sua extensão; Rua das Juntas Provisórias toda extensão; Viaduto GRande São Paulo, toda, Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a Avenida Salim Farah Maluf; e a e a Avenida Salim Farah Maluf em toda a sua extensão.

As vias não estavam incluídas na área de restrição de circulação de grandes caminhões, que passou a vigorar na segunda-feira (30) e que proíbe que os veículos andem das 5h às 21h na região central. Kassab disse que o rodízio será imposto a qualquer caminhão de qualquer localidade e classificou a medida como "a mais branda entre todas as analisadas".

Acúmulo de restrições

A partir de 1º de agosto, os caminhões de pequeno porte passarão a acumular as duas medidas anunciadas. Farão parte do rodízio anunciado nesta quinta e não poderão circular dentro da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) com placas pares em dias pares e com placa impar em dias ímpares.

Ainda segundo a prefeitura, o novo rodízio não se aplica a alguns caminhões: bombeiros, guinchos, transporte de produtos perecíveis, serviços públicos essenciais, Correios e coleta de lixo estão liberados. "Se forem necessárias novas medidas, ao longo desse um ano e meio, elas serão tomadas", disse Kassab.

Terceira medida

O rodízio foi a terceira medida anunciada pelo governo sobre a circulação de caminhões na cidade. O governo espera que, com isso, seja reduzido em 20% o movimento de caminhões no anel viário das marginais e Avenida dos Bandeirantes. Segundo o secretário do Transportes, atualmente, os caminhões representam 47% do movimento nessas vias. O valor da multa para o caminhoneiro que desrespeitar o rodízio será o mesmo aplicados aos carros: R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Balanço

Moraes anunciou ainda um balanço da fiscalização realizada entre os caminhões nos três primeiros dias da implantação da restrição das 5h às 21h no centro expandido. Segundo ele, na segunda-feira foram aplicadas 1.163 multas, na terça-feira foram 1.180 e na quarta-feira, 1.102. Um total de 3.445 multas. "A fiscalização vai continuar justamente para garantir o sucesso da operação", disse.

Ainda segundo o secretário, houve uma redução média de 40%  nos índices de congestionamento registrados nos três primeiros dias de julho em comparação com a média do mesmo mês do ano passado. Nos horários de pico, a redução seria de 30%. Moraes afirmou que a comparação foi feita com a média de julho de 2007, excluindo as duas primeiras semanas daquele mês, uma vez que houve suspensão do rodízio de veículos no período. Para reforçar a fiscalização do trânsito, a prefeitura  anunciou que vai contratar 265 novos marronzinhos.

G1 > Edição São Paulo - NOTÍCIAS - Marginais e Avenida Bandeirantes terão rodízio para caminhões

Já era hora disso acontecer, o rodízio somente para carros não é justo, sendo que os caminhões são os que mais atrapalham o transito.

Uma medida drástica mas justa.

Nenhum comentário :