O Brasil finalmente entrou na era da TV Digital, mesmo que para poucas pessoas, mas em breve a expansão iniciara e o que vemos é mais de 90% dos interessados desconhecendo siglas, e possibilidades do novo sistema. A idéia aqui não é transformar o leitor em expert, mas sim capacitar a se defender das campanhas massivas que às vezes tentam vender gato por lebre. O que realmente está causando dúvidas entre os consumidores é a decisão de compra da próxima TV , irei focar apenas nas resoluções, fica como sugestão o fórum htf para consulta de outros topicos sobre este assunto.
HD-READY ou FULL-HD
Vocês sabem o que é "HD"? Significa High Definition, ou alta definição, mas para que isso de fato aconteça é preciso um sinal de alta definição. Há maior confusão entre os consumidores, é causada especialmente por causa das diferentes resoluções das TV e monitores de PC.A resolução de um sinal de TV varia de acordo com o formato ou padrão utilizado. No padrão NTSC são 440 × 486 linhas, mantendo a proporção 4:3 entre colunas e linhas. No DVD são utilizados 720 x 480 (NTSC), portanto na maioria das vezes ao ver um DVD em uma TV de tubo comum (CRT) temos o efeito de downscale que é o escalonamento do sinal. Já quando assistimos um DVD em uma TV de LCD ou Plasma de alta resolução temos o efeito inverso, já que as TVs HD-READY usam 1366 x 768 (conhecido como 720p) e as FULL-HD usam 1920 x 1080 (ou 1080p).
Portanto para se ter uma experiência em FULL-HD é preciso uma TV com display 1920 x 1080 (ou 1080p) e uma fonte de sinal também nessa resolução, como um HD-DVD ou Blu-Ray ambos no padrão 1080p. Qualquer outra combinação é na verdade uma aproximação ao FULL-HD, embora isso não seja necessariamente ruim tendo em vista que testes preliminares mostram qualidades muito próximas.
O fato é que existem pouquíssimas fontes de imagem em 1080p, a grande maioria é 720p, portanto os aparelhos de TV HD-READY são muito interessantes nesse momento, até porque são muito mais baratos do que os FULL-HD. Há raríssimos filmes em 1080p até o momento.
Ao comprar uma TV nova observe a relação brilho/contraste, tempo de resposta (outro fator importantíssimo para ver filmes, quanto menor melhor) . Fique esperto porque há de tudo no mercado, leia bem as especificações antes de tomar uma decisão, e procure observar a TV ao vivo.
Tags: Full-HD, HDTV, LCD, Monitor
por Shion Apolo em 10/12/2007 - 22:23
Nenhum comentário :
Postar um comentário