Prefeitura recuou e vai permitir que ônibus cheguem até Congonhas.
Técnicos aumentaram número de linhas e pontos de parada com Metrô.
Roney Domingos Do G1, em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta terça-feira (21) o texto final da portaria que vai regulamentar o tráfego de ônibus fretados na cidade. As regras entrarão em vigor à 0h de 27 de julho. Os ônibus terão que circular no limite da Zona Máxima de Restrição de Fretados (ZMRF) formada pelas marginais Pinheiros e Tietê, avenidas dos Bandeirantes, Ricardo Jafet e do Estado. Após protestos de donos de fretados e de passageiros, a Prefeitura fez concessões, como permitir que parte dos ônibus chegue até Congonhas - a regra inicial obrigava que parassem na Avenida dos Bandeirantes.
Até dia 27, 650 placas de sinalização estarão instaladas para orientar os motoristas. As penalidades valem a partir do primeiro dia, mas os fiscais devem priorizar a orientação na primeira semana. O motorista flagrado em situação irregular terá de pagar multa de R$ 3,4 mil e pode ter o ônibus apreendido. Fora isso, fica sujeito a multas que variam de R$ 53,20 a R$ 85,13.
A Prefeitura abriu concessões durante o processo de discussão da lei. O número de linhas para atender os passageiros de ônibus fretados passou de sete para 11.
Os itinerários são:
Metrô-Brás - Paulista (Via Alameda Santos e via Rua São Carlos do Pinhal);
Metrô Brás - Berrini; Metrô Imigrantes - Chácara Santo Antônio; Metrô Conceição - Berrini;
Metrô Imigrantes - Pinheiros;
Metrô Vila Madalena - Berrini;
Nações Unidas - Berrini (circular);
Nações Unidas - Faria Lima (circular) Itaim Paulista - Metrô Paraíso (para substituir os pinga-pingas) e Ibirapuera- Paulista.
Parte dos ônibus que antes não poderiam ultrapassar a Avenida dos Bandeirantes poderão agora alcançar o Aeroporto de Congonhas. Na Rua Alvorada será criado um espaço para desembarque de passageiros que se dirigem à região da Via Funchal, na Vila Olímpia. Já estava previsto mecanismo igual no Terminal Sacomã.
Haverá novos pontos de ligação com o Metrô na Vila Madalena, Sumaré, Barra Funda, Parada Inglesa, Imigrantes, Conceição, Brás. E com a CPTM nas estações Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica/Rebouças, Pinheiros, Barra Funda e Brás.
O secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, afirma que os aperfeiçoamentos realizados no texto não vão alterar o impacto da regulamentação sobre a fluidez do tráfego. Ele espera uma melhora de 11% na fluidez dentro da Zona Máxima de Restrição
Fonte: G1 Globo
Comentário: Quer saber, falam, falam, se reunem e nada resolvem, aliás o que um secretário dos transportes tem a ver com o trânsito na cidade ??? Não seria essa a preocupação de outra pessoa encarregada do trânsito?? O que ta parecendo é que eles querem é forçar as pessoas que usam fretados à utilizar o transporte público coletivo, para assim arrecadarem mais e o nosso prefeito poder cumprir com a promessa de campanha que não iria aumentar o valor das passagens de ônibus, e de quebra, ganhar uns caraminguados ( bota caraminguado nisso) com o maior fluxo de usuarios de metrô. Isso tudo esta muito estranho. Então enquanto não se resolvem e acham que retirar ônibus fretado vai diminuir o trânsito… deixem estar… quero ver dia 27 proxima segunda, todo mundo com carro na rua. Teremos recorde de congestionamento. Ai o que será que o secretario dos transportes ira falar ?? que a população não faz sacrificios pelo bem da cidade ?? e eu pergunto, e os politicos fazem ?? andam de carro, de helicoptero… e a população que se dane… (quem mandou não ser politico, não é mesmo ??? )
2 comentários :
Nem me comenta pq eu fico revoltada!!! Quero ver esses malditos que trabalham a hora que querem (isso SE trabalham) na hora que SP registrar milhões de novos recordes de congestionamento e recorde na venda de carros, bem como de acidentes nas principais vias da cidade... E haja CET pra controlar tudo isso!
Se eles realmente querem isso~, podem tirar o cavalinho da chuva... Quem pega fretado não pega transporte úblico. Pega carro.
Beijos!
Todos tem mais é que tirar o carro da garagem, melhor gastar com gasolina e conforto dentro do proprio carro, do que ficar dando dinheiro pro transporte público horrivel de São Paulo, ainda ficar espremido e em pé, tanto em ônibus como metrô. Se eles tão pensando que vão conseguir dinheiro com isso, perderam a aposta... e sr. prefeito... isso vai fazer feio nas proximas eleições... até agora tava otima a administração da cidade... tinha que mexer justo nisso ???
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