09 agosto 2008

Paulo Coelho rebate críticas sobre texto e frase polêmica

06/08/2008 - 16h47

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

O escritor Paulo Coelho afirmou nesta quarta-feira que sua frase sobre ser o intelectual mais importante do Brasil foi baseada em outros relatos. A auto-avaliação surgiu durante uma entrevista à revista "Playboy".

"Eu não me lembro o contexto, mas certamente falei", afirmou Coelho, que disse que a frase veio de um livro escrito por um jornalista americano. Ele também citou que uma capa da revista "Veja" em 2004 o colocava como o intelectual mais influente.

26.mai.08/Toni Garriga/Efe

08214309

Escritor Paulo Coelho disse hoje não se lembrar de contexto de frase na qual se definiu como intelectual mais importante do Brasil

Ele reiterou a rejeição dos leitores à frase, dizendo: "É foram mais de 90%, 93% acho". Uma enquete da Folha Online apontou que 94% dos 4.504 leitores discordaram da frase do escritor na "Playboy" até 16h20 de hoje.

Coelho também se defendeu das acusações de que escreve mal.

"Eu sou responsável por 100% de tudo o que está ali", afirmou o "mago".

"Eu vou continuar escrevendo como escrevo, no dia em que escrever outra coisa não vai ser por causa da crítica", disse o escritor. Coelho defendeu a oralidade de seu estilo e eximiu os revisores de qualquer culpa por erros gramaticais.

Quanto à sua biografia e rumores de que seria proibida, Coelho afirmou: "Não serei eu, não iria proibir".

Coelho divulgou em entrevista coletiva virtual o lançamento de seu mais novo livro, "O Vencedor Está Só". O 12º romance do escritor chegou às livrarias no dia 2 de agosto e é publicado pela editora Agir.

A história é ambientada nos bastidores do Festival de Cinema de Cannes e retrata um assassino em série obcecado pela mulher que o abandonou. O personagem acaba disseminando pânico no mundo das celebridades.

Coelho alega que a história foi montada a partir de suas vivências no badalado festival francês.

O escritor nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Letrista e produtor musical, estreou na literatura em 1986 com "O Diário de um Mago, resultado de sua experiência ao percorrer o caminho de Santiago de Compostela, cidade que nomeou uma rua em referência ao brasileiro.

Folha Online - Ilustrada - Paulo Coelho rebate críticas sobre texto e frase polêmica - 06/08/2008

Para 93%, Paulo Coelho não é o "intelectual mais importante do Brasil"

da Folha Online

Paulo Coelho disse ser o "intelectual mais importante do Brasil", em entrevista à revista "Playboy" de agosto. Em enquete realizada pela Folha Online, 93% dos participantes discordaram da afirmação.

No total, foram mais de 4.200 votos. O resultado da enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha Online.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u430041.shtml

 

o que comentar sobre uma pessoa que se acha a melhor do mundo ?

acho que melhor nem comentar, o melhor mesmo é dar risada huahuahuahuahuahuahuahua

Um comentário :

Anônimo disse...

Só por PAULO COELHO ser mais conhecido no exterior do que aqui, já é um reflexo da "inteligência" no Brasil.ELE ESTÁ JOGANDO PÉROLAS AOS PORCOS;O sábio ao dar sua opinião é polêmico,já o "NORMAL", AO OPINAR É INTELECTUAL.Tudo bem, um dia a gente chega lá.