25 agosto 2008

Olimpíadas 2008 - Gatinhas às avessas?

Medalha de ouro por equipes na ginástica olímpica, chinesinhas chamam atenção por peso e altura e levantam suspeitas sobre alteração de idade para mais

Por Mauricio Teixeira, especial para o iG Esporte

PEQUIM (CHINA) - Com sorriso de menina, Deng Linlin corre para abraçar o técnico na apresentação que ajudou a garantir o ouro da ginástica artística por equipes femininas para a China.


Ginasta, de 31 quilos, no

colo do técnico (Reuters)

A foto impressiona. Com seus 1,37m de altura e 31 quilos, ela não é uma garota com 16 anos de idade normal. Pelo menos, esta é a idade que consta em seu registro nos Jogos Olímpicos. E até por este jeito de mais menina que as outras, a garotinha risonha é uma das principais personagens de uma polêmica capaz de tomar o lugar do doping no verbete "escândalos olímpicos" de Pequim 2008.

"Não faço idéia (se ela tem mesmo 16 anos). Não posso levantar esta bola. Mas poderia ser verdade. Uma das garotas tem um dente faltando", colocou lenha na fogueira a técnica norte-americana Martha Karolyi, ao falar do sorriso que mostra um buraco entre os dentes de Deng Linlin.

Ao contrário do que geralmente acontece no futebol, quando o garoto, chamado popularmente de "gato", tem a idade alterada para menos para destacar-se nas divisões de base, na ginástica artística é o contrário. Quanto mais nova, melhor.

"A menina com menos idade tem uma série de vantagens", disse ao iG Eliane Martins, chefe da delegação brasileira de ginástica artística. "Antes de ter a primeira menstruação, a menina tem menos peso, menos altura, menos influência de hormônios. É uma vantagem considerável para a ginástica", completou. Para se ter uma idéia da diferença, Jade Barbosa tem 47 quilos, dezesseis a mais do que Deng Linlin.

A reclamação da técnica norte-americana Karolyi precisa ser contextualizada. Pouco tempo antes de desviar o foco para o dente faltando de Deng Linlin, ela viu uma de suas melhores ginastas errar feio durante sua apresentação e, por isso, a equipe norte-americana, favorita, ficou sem o ouro.

A medalha era computada na conta yankee para vencer a China no quadro final de medalhas. Karolyi tem como aliado o marido, Bela Karolyi, que dias antes tinha feito outra observação dentária. "É só olhar na boca delas, são dentes de leite."

Se é choro de perdedor ou caso de polícia, o COI prefere não se meter. Deu o caso como encerrado e não comenta. Eles usam o princípio da boa fé e confiam nos dados passados pelo comitê chinês.

"Eu ouvi falar desta história quando estava no Japão no período de testes", disse Eliane. "Qualquer coisa que seja feita para burlar uma regra, é ruim. Mas não podemos afirmar nada", completou.

A disputa começou pouco antes da Olimpíada, quando a China anunciou seu time titular feminino. Duas das garotas apareciam em listas de campeonatos juvenis em 2006 e 2007 com nascimento em 1993 e até 1994. Os sites que continham estas informações foram bloqueados e a federação chinesa enviou cópia do passaporte de todas para a imprensa mundial.

Zhang Hongliang, dirigente da Federação Chinesa, disse que houve erros nos registros das datas de nascimento nos mencionados sites e que a informação correta é a que consta nos passaportes.

A data de nascimento de Deng Linlin, segundo este passaporte, é 21 de abril de 1992. O Brasil, por uma questão de 4 meses, perdeu a chance de inscrever Bruna Leal, uma atleta de abril de 1993 com muito potencial.

"As meninas desconfiam um pouco quando se deparam com uma atleta muito magrinha ou pequena e comentam com a gente. Mas não sabemos se é verdade e nem conhecemos a estrutura física das asiáticas para afirmar."

Ginástica - Hot Site Olimpíadas 2008 - Gatinhas às avessas?

Nenhum comentário :