15 maio 2010

Cronobiologia

1_500_270 

DESPERTAR - entre  7h  e  8h  -
Quem  gosta  de acordar tarde já começa o dia em desvantagem.  A partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol.  Entre 7h e 8h,  a  taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa  faixa  de horário  é  ideal  para  acordar com facilidade e com o pé direito. Voltar a dormir é um erro; por volta das 9 h, o corpo começa a produzir endorfinas  (analgésicos  naturais)  que  encorajam  um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.


PRAZER - entre  9h e 10h -
A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor  ligado  ao  prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado  só  será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta  ao  dentista:  as  endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.


TRABALHO - entre 10h e 12h -
O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de  curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9h e 10h desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade  ideal.  É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.


DESCANSO - entre 13h e 14 h -
A moleza de depois do almoço não se deve unicamente à digestão,  mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 min.

MOVIMENTO - entre  15h  e  16h  -
A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde,  ao  mesmo tempo em que  a capacidade intelectual diminui. Como não há produção  de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.


RUSH - entre  18h  e  19h  -
A  partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável  à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a  atividade intelectual  e  o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.


PILEQUE  - entre  20h e 21h -
Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes  do  jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

 
SONO - a partir de 20h -
A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo  a partir das 18h. Mas é as 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido  por  outros  iguais  a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono,  fazer  amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

 
REGENERAÇÃO - entre  21h  e  1h  -
Esta  fase  do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células  e  a  recuperação  física. Esse hormônio permite  que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

 
(Fonte: Yvan Touitou. Cronobiologista da Faculdade de Medicina)

Nenhum comentário :