28 julho 2010

Espiritualismo – Crer em Deus, mas não ter religião

Espiritualismo

O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma, com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. É o contrário de materialismo, que só admite a matéria.

Afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem.

O materialismo admite que pensamento, emoção e sentimentos são reações físico-químicas do sistema nervoso. Portanto, todos os religiosos, se aceitam a Alma e Deus, são, por isto mesmo, espiritualistas, visto que essa doutrina admite outros tipos de visões.

Tal vocábulo também é empregado como referência à postura de certos indivíduos que possuem espiritualidade sem religiosidade: são contrários ao materialismo e, ao mesmo tempo, não estão filiados a segmento religioso.

Todo Espírita é necessariamente espiritualista; mas, pode-se ser espiritualista sem se ser espírita; o materialista não é uma nem outra coisa.  

Basicamente um Espiritualista, admite a Existência de Deus, mas não necessariamente segue alguma religião

Calma, você não vai queimar no fogo do inferno porque não segue nenhuma religião, Deus nunca cobrou que as pessoas seguissem uma religião e sim que encontrassem Ele dentro de nós mesmos.

No Evangelho de São Tomé (Tomás)  convenientemente considerado apócrifo pela igreja, Jesus disse:  

"O Reino de Deus está dentro de você e à sua volta, não em prédios de madeira e pedra.
Rache uma lasca de madeira e Eu estarei lá.
Levante uma pedra e Me encontrará.
Quem descobrir o significado destas palavras não verá a morte."

Este texto não foi reconhecido pela Igreja Católica, tido como Heresia 8  e considerado por estudiosos o registro mais preciso das Palavras de Jesus.             ( porque será que a igreja não quis que isso fosse divulgado ???Smiley piscando)

Nunca foi necessário templos de pedra, senão nós mesmos. Deus esta em nós.

Deus está substancial e espiritualmente presente em todas as coisas, e afirmam que tudo emanou de Deus.

magaliprojecaoxz2magaliprojecaoiill7


Fontes:  Universalismo, Wikipedia,

2 comentários :

Anônimo disse...

Claro que não é necessário estar em uma igreja pra ser espiritual.Deus está sim em todos os lugares porque ELE é onipresente.Mais Ele disse onde tiver dois ou três reunidos ali estarei, aí está a necessidade de ir a igreja + isso não quer dizer q irá ao céu por isso.Só Jesus Cristo é o caminho,isso vai além de ir à igreja.

A verdade vos libertara da alienação disse...

Mas para que manter uma igreja, templo, sustentar pastores, padres ??
Ninguém precisa disso, ninguém precisa desses sugadores do dinheiro do povo.
Não confunda Jesus com Deus, pode até ser o mesmo conceito, mas não é o que o texto esta dizendo, esta falando de Deus e não de Jesus.
Vocês crentes acham que tudo é Jesus, se está bom, Jesus está contente, se caiu uma telha na sua cabeça é porquê você desagradou Jesus, se te deu dor de barriga é porque você comeu algo que Jesus não gostou. Se algo não vai bem é porque você não rezou bastante pra Jesus. Mas se tudo esta bem é porque você deu o dízimo e esta perto de Jesus.
Essa alienação tem que acabar.
Ah, VSF (vá ser feliz)