Anne Rice (Nova Orleans, Louisiana, 4 de Outubro de 1941) é uma escritora estadunidense, autora de séries de terror e fantasia.
Filha de Howard Allen O'Brien, ela mesma escolheu 'Anne' como primeiro nome, ao entrar na escola. Em 1956 perdeu a mãe, Katherine, e dois anos depois, com o pai casado novamente, a família mudou-se para a cidade de Richardson, no Texas, onde Anne conheceu seu futuro marido, o poeta e pintor Stan Rice.
Em seus livros ela invariavelmente apresenta seus vampiros como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos mas com a diferença de lutarem pela sua sobrevivência através do sangue de suas vítimas e sua própria existência, que para alguns deles, é um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até milênios.
Seu livro de maior sucesso é "Entrevista com o vampiro". Anne relata que escreveu esse livro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, filha esta que está brilhantemente retratada na personagem Cláudia. Entrevista com o Vampiro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. Na época do lançamento do filme foi amplamento divulgado a decepção da autora quanto a escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rostinho bonito e sua preferência era o ator Rutger Hauer (inclusive no livro A História do Ladrão de Corpos, através de uma fala de Lestat, ela indica isto). Após a estréia ela voltou atrás.
Já no segundo filme, "A Rainha dos Condenados", Anne não teve qualquer participação em nenhuma etapa de sua produção, o que pode explicar a pouca repercussão que o filme obteve e as extremas "licenças" poéticas que os produtores tomaram a liberdade de fazer descaracterizando pontos importantes da saga dos vampiros.
Em 2005 Rice anunciou que, após o falecimento de seu marido Stan Rice, deixará de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, e agora irá se dedicar a outros gêneros literários.
Em Christ The Lord: Out of Egypt, lançado em 2005, Rice despede-se dos seus temas habituais para escrever um retrato curioso de um Jesus aos sete anos de idade, partindo do Egito com a família, para voltar para sua casa em Nazaré. Neste livro, Rice nos brinda com um comovente epílogo no qual ela descreve o recente retorno à sua fé Católica e avalia de forma divertida e ácida a moda dos estudos bíblicos nos dias de hoje.
Fonte: Wikipedia
Livros Publicados
Série Crônicas Vampirescas
- Interview with the vampire (1976) / Entrevista com o vampiro
- The Vampire Lestat (1985) / O Vampiro Lestat
- The Queen of the Damned (1988) / A Rainha dos Condenados
- The Tale of the Body Thief (1992) / A História do Ladrão de Corpos
- Memnoch The Devil (1995) / Memnoch
- Armand (1998) / O Vampiro Armand
- Merrick (2000) / Merrick
- Blood and Gold (2001) / Sangue e Ouro
- Blackwood Farm (2002) / Fazenda Blackwood
- Blood Canticle (2003)/Cântico de Sangue
Série Novos Contos de Vampiros
- Pandora (1997) / Pandora
- Vittorio the Vampire (1998) / O Vampiro Vittorio
Série Bruxas Mayfair
- The Witching Hour (1990) / A Hora das Bruxas I e II
- Lasher (1993) / Lasher
- Taltos (1994) / Taltos
Série Beauty
(todos como A. N. Roquelaure)- The Claiming of Sleeping Beauty (1983)/ O Sequestro da Bela Adormecida
- Beauty's Punishment (1984)/ O Castigo da Bela adormecida
- Beauty's Release (1985)/ A Libertação (ou "liberdade") da Bela Adormecida
Romances únicos
- The Feast of All Saints (1979) / A Festa de Todos os Santos
- Stairway to Heaven (1982) / Escadaria para o Paraíso
- Cry to Heaven (1982) / Chore para o Céu
- Exit to Eden (1985) - como Anne Rampling
- Belinda (1986) - como Anne Rampling
- The Mummy (1989) / A Múmia ou Ramsés ,o maldito.
- Servant of the Bones (1996) / O Servo dos Ossos
- Violin (1997) / Violino
- The Master of Rampling Gate (2002) / O Senhor de Rampling Gate
- Christ The Lord: Out of Egypt (2005) / Cristo Senhor a Saída do Egito
ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1978)
Essa é a história de Louis, como dito por ele mesmo, de sua jornada através do mundo mortal e imortal. Louis reconta como ele se transformou em um vampiro nas mãos do sinistro e radiante Lestat e como, relutante, ele foi ensinado a viver sua vida nas trevas. Sua história é contada através das ruas de New Orleans, definindo momentos cruciais, como a descoberta da esquisita jovem criança perdida Claudia querendo não machucá-la, mas confortá-la com os últimos sopros de humanidade que ainda habitam sua alma. Apesar disso, ele transforma Claudia em uma vampira, confinando sua paixão, vontade e inteligência no corpo de uma frágil criança. Louis e Claudia formam uma aliança aparentemente inabalável e entram em um acordo por um tempo no opulento French Quarter. Louis relembra do esforço de Claudia para entender sua existência e ambos alimentam um grande ódio por Lestat, que os leva à uma jornada pelo mundo atrás de outros seres como eles. Louis e Claudia estão desesperados por encontrar um lugar a que eles pertençam, achar outros que os entendam, que saibam o que eles são.
Então ambos viajam para a Europa, eventualmente visitando Paris e o prestigiado Teatro dos Vampiros - que é um grupo de vampiros fingindo ser mortais que fingem ser vampiros. Lá eles encontram o carismático e etéreo Armand, o qual os introduz na grande sociedade dos vampiros. Mas Louis e Claudia descobrem que encontrar outros como eles não faz com que as respostas às suas perguntas sejam achadas facilmente e, na verdade, isso traz um perigo inimaginável.
Originalmente Entrevista com o Vampiro começa como uma história curta, o livro se desenvolve conforme Anne Rice mergulha na sua narrativa, misturando o trágico às triunfantes experiências de vida de uma alma. O esforço dos personagens é capturado, também como as mudanças políticas e sociais de dois continentes. Esse livro também apresenta Lestat, o personagem mais forte de Anne Rice, uma desenvolvida mistura de atração e repulsão. O livro, cheio de descrições lascivas, é centrado no tema da imortalidade, mudança, perda, sexualidade e poder.
>>>Fatos Interessantes:
O manuscrito original de Entrevista com o Vampiro é bastante diferente da versão final publicada. Após os direitos autorais serem vendidos à editora Knopf, Anne Rice rescreveu o livro, adicionando toda a história do Teatro dos Vampiros e trazendo Lestat de volta após sua suposta morte.
CHORE PARA O CÉU (1982)
Seguindo a história de dois homens, castrados para conservar suas vozes soprano, Chore para o Céu é uma novela histórica que se passa na Itália do século XVIII. Guido Maffeo é castrado aos seis anos de idade e entra para um conservatório. Ele transforma-se numa estrela até perder sua voz. Após perder a voz ele torna-se um professor, procurando por um garoto que possa completar seu sonho perdido. Então Guido vai a Venice, onde encontra Tonio Treshi.
Tonio é o filho da nobreza e um lindo cantor. Ele sonha e fala sobre tornar-se um cantor, mas sua família não concorda - essa profissão são para os castrati e não para um filho da nobreza. A família de Tonio é complicada, sua mãe é uma alcoólatra que alterna entre a insanidade e o torpor, seu irmão (Carlo) foi desonrado por ter seduzido uma garota comum. Mas Tonio descobre a verdade sobre os pecados de seu irmão, e acha na música o abrigo para esconder seu medo e confusão. Tonio é persuadido a ser castrado e dedica sua vida à vingança contra Carlo. Ele percebe no conservatório de Guido o que havia acontecido com ele, então se recusa a cantar. Guido é atormentado por Tonio e ele, então, deixa o conservatório.
Tonio, dessa forma, acha que não mais pertence a nenhum lugar e que seu poder é construtivo. Ele volta ao conservatório para cantar. Começa seu conflito interno: vingança e autocontrole. Então Tonio começa seu caminho ao estrelato e decadência, não conseguindo alcançar equilíbrio na sua vida. Sua sexualidade prova ser uma fonte de complexidade, confusão e promessa. Quando Tonio consegue arrumar sua vida, ele toma conhecimento da morte de sua mãe e a hora do confronto com Carlo chega.
O VAMPIRO LESTAT (1985)
O vampiro Lestat, primeiramente encontrado em Entrevista com o Vampiro, tinha sua própria história para contar. O segundo livro de Anne Rice das Crônicas do Vampiro, segue Lestat através dos tempos ao passo que ele conduz sua própria procura por suas origens e em achar algum sentido no que aconteceu a ele. Diferente do cruel e sombrio Lestat que nós observamos no livro anterior, esse revela uma figura simpática que possui um jeito singular de combinar sua moralidade, romantismo e bravura. Lestat adormeceu por 55 anos e acorda fascinado com o mundo moderno. Então ele torna-se um cantor de rock superstar e milhões de fãs cedem a sua magia. Quebrando o código de silêncio dos vampiros, Lestat revela-se ao mundo na esperança de que os mortais se unam, e juntos, descubram o mistério de suas existências.
A história nos transporta, sem esforço, de volta a França do século XVIII, o mundo da infância aristocrática de Lestat. Assim ele conta sua história, de seu esforço quando criança contra seu pai através da antiga França livre, como um ator, até sua transformação em um vampiro. Nós viajamos com Lestat enquanto ele procura por outro vampiros, algumas vezes sozinho, outras vezes com a inesquecível Gabrielle ou com o devastador Nicolas. Lestat circula pela Europa procurando por suas origens e por pistas do nascimento do vampiro, mas ele acha que as respostas escapam de sua mente. Através de suas procuras e viagens, ele também cultiva alguns vampiros inimigos que acham que suas viagens atrapalharão sua coexistência com os mortais, ou que ele aspira controlar todos eles. E quando Lestat finalmente acha o primeiro vampiro, ele também acha sua verdade, acordando forças antigas e a ira de seus inimigos. Lestat que era o caçador, agora é a caça.
A RAINHA DOS CONDENADOS (1988)
Terceiro livro das Crônicas de Vampiros, A Rainha dos Condenados desenvolve-se dentro de três linhas de história.
O astro de rock Vampiro Lestat prepara-se para um concerto em San Francisco, sem a menor idéia de que centenas de vampiros estarão entre os fãs aquela noite. Eles estão seriamente comprometidos em destruir Lestat, pois este arriscou a segurança e o sigilo da existência de todos os vampiros.
O sonho de um grupo de homens e mulheres, vampiros e mortais, no mundo todo é interrompido por um misterioso sonho: gêmeos de cabelos vermelhos sofrem uma inexplicável tragédia. Todos os que tiveram esse sonho, como se puxados por alguma força, vão se aproximando cada vez mais um do outro... mais perto eles ficam, mais claro vai se tornando o pesadelo. Alguns morrem no caminho, alguns sobrevivem para enfrentarem seu terrível destino, construído ao longo de sua peregrinação.
A jornada de Lestat para as profundezas de uma caverna, localizada sob uma ilha grega, em busca das verdadeiras origens dos vampiros, acaba por acordar Akasha - "A Rainha dos Condenados" e mãe de todos os vampiros- de um sono de mais de 6000 anos. Acordada e com ódio, Akasha planeja salvar a humanidade de sua própria sina elevando a ela mesma e seu escolhido filho/amante ao patamar de Deuses.
Quando essas três histórias se unem, a origem e a cultura dos vampiros é revelada, assim como toda a extensão de seus efeitos sobre o mundo mortal. As tramas se mesclam no século XX, quando o destino de vivos e mortos vivos e rescrito.
A MÚMIA (1989)
Um arqueólogo acaba de desenterrar o achado da sua carreira, a tumba de Ramses II. Na porta da tumba está escrita uma maldição. A múmia do rei , o qual clamou pela imortalidade, adormece. O arqueólogo morre e o tesouro é mandado para sua filha Julie na Inglaterra. Ela, então, descobre que a múmia voltou a vida como um homem perfeito. Julie cresce para o amar e apresentá-lo à vida moderna, incluindo os museus que se propõem a reconstruir o seu tempo. Ramses fica perturbado e enojado com a figura moderna de Cleopatra. Logo ele, Julie, seu ex-noivo e o seu pai Elliot viajam para o Egito. Lá, Ramses é ainda mais importunado pelo gosto dos turistas a cerca de sua antiga civilização. Num dos museus, ele reconhece uma mulher desconhecida mumificada como sua amada Cleopatra. Numa noite, ele retorna com o elixir da imortalidade e a traz de volta à vida. Porém a mente e a beleza de Cleopatra não são restauradas. Ela torna-se um horrível monstro, um cadáver errante e uma mente desorientada que mata sem compaixão. Ramses a abandona, deixando-a para Elliot, sem perceber que ele, também, encontra-se em perigo. Então todos tomam o elixir, com Cleopatra e Ramses nas sombras.
>>> Fatos Interessantes:
A Múmia foi originalmente escrito para ser transformado em um roteiro de cinema. Mas quando os produtores de Hollywood distorceram o trabalho de Anne Rice, e quiseram mudar quase toda a história, ela desistiu do projeto e publicou a história como um de seus livros.
A HORA DAS BRUXAS (1990)
A primeira na saga das Bruxas Mayfair, A Hora das Bruxas, introduz a ficcional família Mayfair de New Orleans, que agraga várias gerações de bruxas e bruxos. Essa família é intensamente conectada, onde a morte de um dos seus membros fortifica o conhecimento de outro. Nessa trama, uma Mayfair por geração é designada a receber o poder "do homem", conhecido como Lasher. Lasher presenteia-a com seus "dons", as excitam, e as protegem. Sem certeza do que o espírito realmente é, o clã Mayfair apenas o conhece, variavelmente, como: protetor, uma figura quase divina, um ser sexual e a imagem da morte. A atual bruxa de Lasher é Deidre, a qual repousa catatônica, consequência do seu tratamento de choque.
A filha de Deirdre, Rowan, foi afastada da influência desse "mal" e tornou-se uma feliz neurocirurgiã, que possui um dom incomum de ver a inteção das pessoas por detrás da faixada. Rowan também possui o poder que poucos doutores possuem: ela pode curar. Apesar dela usar suas virtudes para salvar vidas, ela teme ter sido a causa de algumas mortes. Ela salva Michael de um afogamento e então ele desenvolve poderes extraordinários que levam-no a seguir para New Orleans à procura de Rowan. Assim, a história vai sendo desvendada, Micheal descobre segredos encontrando pessoas conectadas à família. Muitos temem Rowan, pois ela tem o poder de matar sem a ajuda de Lasher.
Micheal mergulha no aprendizado da história das bruxas Mayfair: Deborah, Charlotte, Mary Beth, Stella, Antha e muitas pessoas através de séculos e de três continentes. Quando ele desvia sua atenção de seus estudos, percebe que Rowan veio a New Orleans para participar do funeral de sua máe. Rowan, também, conhece a história da sua família, seu lar ancestral envolvido numa cena de morte e sangue e Lasher esperando pela próxima vítima. Ela se dedica a por um fim no reino de Lasher. Micheal possui sua prórpia missão, também, mas ainda demostra-se perdido e confuso. No entanto Lasher é sedutivamente poderoso e os dons de Rowan oferecem a oportunidade de alcançar seus objetivos.
O CONTO DO LADRÃO DE CORPOS (1992)
Retornando a Lestat como personagem principal, o quarto livro das Crônicas do Vampiro o apresenta como um ser impulsivo e descuidado a procura do que ele quer: um serial killer no Sul da Califórnia. Lestat é cercado por mortais nesse livro. Um novo valoroso e personagem de contraponto é apresentado, Raglan James. James é um caçador de vampiro e um formidável adversário para Lestat. Raglan oferece a ele a oportunidade de, temporariamente, trocar de corpo com um jovem mortal. Contra o conselho de Louis, Lestat aceita e descobre que ele odeia tudo sobre o ser-humano. Mais tarde ele descobre que James desapareceu com seu poderoso corpo. Louis, então, recusa-se a ajudar Lestat a se transformar novamente em um vampiro. Dessa forma ele procura por um mortal para o ajudar a desfazer a troca de corpos. Centrado nos assuntos de corpo, alma e migração de alma, O Conto do Ladrão de Corpos é uma novela de ação.
>>> Fatos Interessantes:
Anne Rice escreveu grande parte desse livro enquanto viajava num cruzeiro no Caribe.
LASHER (1993)
é na verdade a continuação de A hora das bruxas, escrito em 1990. A hora das bruxas termina quando a supercirurgiã Rowan Mayfair e seu marido Michael Curry dão vida à entidade no tapete de sua sala. Ao nascer, Lasher se levanta e vai ao encontro de sua mãe, seqüestrando-a e levando-a para longe, com a idéia fixa de se reproduzir e repovoar a terra com sua espécie.
TALTOS (1994)
No terceiro livro das Bruxas Mayfair, a Talamasca procura preservar a raça quase extinta Taltos, juntando um macho com uma fêmea. Sua procura chama a atenção de um antigo Taltos chamado Ashlar, que se confunde com a identidade do próprio Lasher. Ashlar revela a mitologia do Taltos e delineia a ajuda de Rowan e Michael em sua batalha contra o mal. Ashlar deseja fazer justiça contra o sofrimento do seu povo. Para o ajudar, Michael tem que manter seu relacionamento com Mona Mayfair (uma preciosa jovem que ama sexo e computadores igualmente) em segredo, pois da união dos dois nasceu um Taltos fêmea. Rowan resolve ajudá-lo, mas sua missão é difícil, a Taltos Morrigan foi nomeada como a nova herdeira da fortuna dos Mayfair. Morrigan, então, transforma-se no mais novo monstro da família.
>>> Fatos Interessantes:
Quando Ashlar reconta a sua história, ele dá detalhes da perseguição dos Celtas aos Taltos e a necessidade de se esconderem como uma tribo de humanos chamada Picts. Os Picts foram uma tribo da Bretanha. Anne Rice ficou intrigada por eles governarem a Escócia por séculos e então desaparecerem, deixando apenas alguns artefatos estranhos como prova de sua existência.
MEMNOCH, O DEMÔNIO (1994)
No quinto livro das Crônicas do Vampiro, Lestat está procurando por Dora, a linda e carismática mortal, filha de um grande traficante de drogas. Dora sensibilizou Lestat como nenhum mortal havia feito antes, e ele não consegue ficar longe dela. Ao mesmo tempo, ele está profundamente consciente de que o demônio sabe quem ele é e deseja algo de Lestat. Enquanto ele divide-se entre o mundo vampírico e o amor por Dora, Lestat é envolvido por Memnoch, que diz ser o demônio. Memnoch apresenta a ele oportunidades inimagináveis: testemunhar a criação, visitar o purgatório, ser tratado como profeta. Lestat se vê dividido entre Deus e o Diabo. Em quem ele acredita? A quem ele serve? Qual é o elemento da fé religiosa? Ele está surpreso diante de uma decisão final.
PANDORA (1998)
Retirado da orelha do Livro "Pandora" (versão em inglês):
Anne Rice, criadora do vampiro Lestat, das bruxas Mayfair e dos maravilhosos mundo no qual eles habitam, agora nos dá o primeiro livro de uma nova série de obras ligadas ao neófito David Talbot. David que agora tornou-se o cronista do seu companheiro imortal.
A "novela" começa em Paris do nosso presente, num café repleto de pessoas , onde David encontra Pandora. Ela tem dois mil anos de idade, uma criança do milênio, a primeira vampira abraçada pelo grande Marius. David consegue persuadí-la a contar a história de sua vida.
Pandora começa, relutante no primeiro momento, e então, com a paixão crescente, a contar sua detalhada fábula. Ela nos leva através das eras, do Império Romano à França do século XVIII, a Paris do século XX e New Orleans. A grande vampira viaja de volta a sua infância quando mortal no mundo de César Augusto, um mundo escrito por Ovídio e Petrônio. É exatamente onde Pandora encontra-se e apaixona-se pelo belo, carismático, de bom coração, "ainda mortal" Marius. Essa é a Roma de onde ela é obrigada a fugir com medo de ser assassinada pelos conspiradores, os quais tramam conquistar a cidade. E nós a seguimos ao exótico porto de Antioch, onde ela está destinada a se reencontrar com Marius, agora imortal e atormentado por sua natureza vampírica. O que irá prover-lhe o "dom negro" enquanto eles se aventuram através de dois séculos juntos.
O VAMPIRO ARMAND (1998)
Nos últimos capítulos das Crônicas do Vampiro, Anne Rice invoca mundos incríveis para trazer-nos a história de Armand - eternamente jovem, com o rosto de um anjo de Botticelli. Armand, que apareceu pela primeira vez em toda sua glória negra mais de 20 anos atrás no agora clássico Entrevista com o Vampiro, a primeira das Crônicas do Vampiro, a obra que estabelece sua autora como uma magnífica e mundialmente conhecida contadora de histórias de reinos mágicos.
Agora, nós acompanhamos Armand através de séculos ao Kiev Rus de sua infância - uma cidade em ruínas sobre domínio mongol - e a antiga Constantinopla, onde viajantes Tartar o vendem como escravo. E num magnífico palácio na Veneza da Renascença nós o vemos emocionalmente e intelectualmente subjulgado ao grande vampiro Marius. Ele é quem consegue se misturar aos mortais como um misterioso e recluso pintor e quem proverá o vampírico sangue a Armand.
À medida que a obra avança ao clímax, movendo-se por entre cenas luxuriantes e elegantes, por emboscadas, fogo e adoradores do demônio até a Paris do século XIX e a New Orleans de hoje, nós vemos nosso eterno, vulnerável e romântico herói forçado a escolher entre sua nova imortalidade e a salvação da sua alma imortal.
O SERVO DOS OSSOS (1994)
Uma nova saga começa, uma grande partira para a imcomparável Anne Rice.
Tendo criado fantásticos universos de vampiros e bruxas, tendo escrito as tramas de Lestat e dos Mayfair, ela nos leva agora a um novo reino do oculto. O mítico e o mágico na presença (agora e através dos séculos) de um negro e luminoso novo herói: o poderoso, inteligente, sorridente Azriel, o servo dos ossos.
Ele é um fantasma, um demônio, um anjo apaixonado pelo bem e aprisionado pelo mal. Ele abre seu coração para nós, nos contando sua surpreendente história, quando ele encontra-se - em nosso tempo, em New York - com uma apavorada testemunha do assassinato da jovem Esther e inexplicavelmente obsecado por vingança.
Ele nos leva de volta ao tempo que era mortal, a sua juventude na maravilhosa cidade da Babilônia, a passagem para os Deuses pagãos, uma maravilha do ziggurats, templos e navios ancorados de todas as nações.
Nós vemos Azriel nos seus 20 anos, um judeu, educado, rico, belo, fortemente devoto à sua tribo judaíca e dedicado aos seus profetas: Jeremias e Isaias. Nesse tempo de guerras sangrentas e distúrbios religiosos, reis ambiciosos e magos charmosos que competem com rabinos pela dominação espiritual, Azriel tornar-se vítima de uma trama roial. Ele é envolvido pela sua devoção ao seu único Deus hebreu a ser ressucitado pelos padres do mal e feiticeiras e são transformados em gênios decididos a cumprir suas promessas.
Desafiando essas forças destrutivas, usando toda sua força e inteligência para derrotá-los, Azriel embarca em sua dura jornada através do tempo, dos jardins suspensos da Babilônia à Europa das mortes negras e Manhattan dos anos 90. E no presente, seu confronto crucial com o ambicioso e multibilionário Gregory Belkin, um terrorista tele-evangelista, pai da misteriosamente assassinada Esther. Esse é o mal encarnado contra o qual Azriel luta.
Ao passo que a jornada de Azriel aproxima-se do climático horror, ele ousa usar e arriscar seus poderes sobrenaturais na esperança de acabar com a conspiração que ameaça o mundo. Assim, finalmente, ele se redimirá do que o foi negado há termpo tempo atrás: sua própria eterna alma humana.
VIOLINO (1997)
Violin, editado em 15 de outubro de 1997, é a mais nova e sedutora novela de Anne Rice. Centrada no sobrenatural, sua ação atravessa séculos para contar a história de três carismáticas figuras envolvidas em música. Um retorno à linha romântica de seus primeiros livros, passional e atormentada, Violin vai da Viena do século XIX, com escalas na moderna cidade americana de New Orleans e no Rio de Janeiro, contando a história de três inesquecíveis personagens. A primeira é uma magnífica , vulnerável jovem, que sonha em se tornar uma grande música. O segundo é um brilhante, talentoso e perigosamente sedutor violinista - um espírito- que usa seus dons e seu violino mágico para dominar as emoções de sua vítima. O terceiro que, na essência, está sempre presente, é o espectro de Beethoven. A dramática interpretação de suas ambições, sonhos e desejos é o segredo de um conto funcional cheio de paixão e música. Fortíssimo no sentimento, uma novela em grande estilo que só Anne Rice poderia conceber.
VITTORIO (1999)
Com o livro Pandora, Anne Rice começa uma nova série magnífica de obras vampíricas. Agora, no segundo de seus Novos Contos dos Vampiros, ela nos mostra a cativante história de Vittorio, um vampiro nos anos dourados da Itália.
Educado em Florença de Cosimo de Medici, treinado nas artes guerreiras no topo do castelo de seu pai, Vittorio habita um mundo de esplendor cortês e de prazeres urbanos - um mundo que, repentinamente, é ameaçado, quando toda sua família é confrontada por uma força maldita.
No meio desse confronto, Vittorio é seduzido pela vampira Ursula, a mais linda inimiga sobrenatural dele. Ao passo que ele persegue seu ideal de vingança, adentrando na assombrosa Corte do Graal Rubi, cada vez mais encantado (e confuso) por causa de seu amor pela misteriosa Ursula, ele encontra-se tendo que encarar adversários demoníacos, guerras e intrigas políticas.
Contra o pano de fundo das maravilhas - ambas sagradas e profanas - e da beleza e ferocidade da Renascença italiana, Anne Rice cria uma apaixonante e trágica lenda de um jovem amor condenado e da inocência perdida.
MERRICK (2000)
Exatamente quando você pensou que era seguro um sugador de sangue sair das sombras em New Orleans, juntamente apareceu Merrick Mayfair, belo octorron cujo voodoo pode transformar o mais durão dos vampiros em uma marionete dançando com ela num compasso assustador. Em Merrick, Anne Rice traz de volta três de suas mais selvagens personagens: o vampiro Lestat, Louis e a vampira-criança Claudia, e os transportam para o mundo das Bruxas Mayfair.
É Louis quem cria a colisão entre o mundo das presas e do voodoo. Louis fez Claudia uma vampira no clássico Entrevista com o Vampiro, no qual ela foi destruída, e agora ele está obsecado em ressucitar seu fantasma para questionar e procurar por um guia do além. (Claudia lembra, fisicamente, a filha de Anne que morreu de leucemia. A escritora quase morreu de diabete em 1998 e, escrevendo Merrick, teve sua grande volta numa maravilhosa onda de criatividade).
O Vampiro David Talbot ajuda Merrick a chamar pelo espírito de Claudia e tirar a culpa de Louis, mas Talbot mostra-se obsecado pelas bruxas. Como podemos ver, Talbot, diferente da maioria dos vampiros, viveu na década de 70 como um humano. Desse modo, sua resposta sexual aos humanos ainda é ainda tão forte quanto sua sede de sangue. Merrick pode criar encantos que fazem os homens a desejarem loucamente, e Talbot está atormentado. Após ela ler a sua mão, diz, "eu queria pegá-la em meus braços, não me alimentar dela, não, não machucá-la, apenas beijá-la, apenas penetrar minhas presas levemente para provar o gosto de seu sangue e de seus segredos, mas isso é horrível e não deixaria continuar."
Os segredos de Merrick são negros e sensuais, mas o livro é um rompante animado pelos sentimentos de Anne voltando à vida através da mágica da literatura. A narrativa volta ao passado, à uma aventura tipo 'Indiana Jones", numa caverna na Guatemala e a cenas de outras obras da escritora.
Depois de tantos livros, as Crônicas do Vampiro estava quase condenada a tornar-se enfadonha. A mágica de Merrick Mayfair representa uma injeção de sangue novo.
Leia mais em:
Nenhum comentário :
Postar um comentário