16 outubro 2006

Vista vai limitar número de instalações permitidas

A Microsoft anunciou os termos de licença para o próximo sistema operacional e que são completamente diferentes dos aplicados ao atual Windows XP. O Windows Vista terá uma limitação de transferência que impedirá que ele seja reinstalado depois de receber validação em uma segunda máquina. Ou seja, o usuário só poderá instalar o sistema em duas máquinas diferentes.
A empresa impedirá também a execução das duas versões básicas do Windows Vista através de Virtual Machines, leia-se, emuladores. De acordo com o site InformationWeek, o novo anúncio foi feito no blog oficial da equipe de desenvolvedores do Windows Vista e adiciona diversas restrições à maneira como o novo Windows poderá ser utilizado.
"O primeiro usuário do software pode transferir a licença para outro dispositivo uma vez. Se a transferência for feita, o segundo dispositivo passa a ser o 'dispositivo licenciado'", conforme consta na licença dos sistemas Windows Vista Home Basic, Home Premium, Ultimate e Business.
O site ZDNet chama a nova licença de "cruel" e levanta dúvidas quanto à palavra "dispositivo", já que esta é ambígua e poderia designar desde um simples componente, como uma nova placa-mãe, até um computador completo.
No Windows XP, tanto nas versões Home quanto Professional, a transferência não era limitada, mas exigia que o usuário desinstalasse a cópia da máquina anterior. Outra diferença entre ambas é a proibição do uso do Vista Home Basic e do Vista Home Premium em "virtual machines", o que impede que as versões mais baratas do sistema rodem através de emulação. Ou seja, o usuário que quiser executar tais operações sem problemas deverá procurar as versões Ultimate ou Business, bem mais caras.
O novo sistema também executará verificações de tempos em tempos para validar o software. Caso seja constatada uma cópia pirata, diversos recursos do sistema serão travados, e depois de certo tempo, apenas o navegador estará livre para uso, e mesmo assim, por poucas horas de cada vez. Entre as alterações, que já são alvo de críticas de muitos usuários e especialistas, também está a ampliação do período de garantia de software, de 90 dias para um ano.
As versões Home Basic e Home Premium custarão respectivamente US$ 199 e US$ 239, e serão lançadas até janeiro de 2007. O artigo original dos desenvolvedores do Vista, com link para os novos termos de licença em inglês, pode ser lido através do atalho snurl.com/ywvi
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1193275-EI4801,00.html

Nenhum comentário :