15 outubro 2006

Restauração do Sistema Windows XP

Não faz muito tempo, as pessoas costumavam sonhar com uma máquina que voltasse no tempo. Assim elas poderiam voltar atrás depois que tivessem feito besteiras em seus computadores.
Bem, o Windows XP possui esta máquina do tempo. E quando alguma coisa horrível abala o seu computador, é fácil voltar ao dia anterior. Ou ao dia antes dele. Ou ainda voltar à semana ou ao mês anterior.
É um recurso muito pouco usado que pode salvar sua pele um dia.
É A Restauração do Sistema e estas são três coisas que você precisa saber sobre ele.

1 - A Restauração do Sistema cria pontos no tempo chamados de "pontos de restauração" que tiram um snapshot do Windows. Ele os armazena em seu disco rígido. Em qualquer momento, os pontos de restauração podem voltar atrás algumas semanas ou alguns meses.

2-. Você pode criar os seus próprios pontos de restauração.
Sua segunda escolha no assistente é "Criar um ponto de restauração." Esta pode ser uma boa opção se você estiver desempenhando uma operação questionável na sua máquina. Nós todos sabemos o que não deve ser feito, mas mesmo assim fazemos.
Então, você seleciona a opção apropriada no assistente e clica em Avançar. Dê um nome a este ponto de restauração e clique em Criar. É só isso. O novo ponto de restauração aparecerá no calendário do assistente na próxima vez que ele for aberto.
O Windows cria pontos de restauração sob diversas circunstancias. Por exemplo, quando você instala algo a partir de um CD ou disquete, ele geralmente cria um ponto de restauração. Ele cria pontos a cada 24 horas. Ou, se você não utiliza o seu computador com tanta freqüência, ele cria pontos de restauração cada vez que você o inicia.
E ele cria um ponto quando você atualiza o Windows. Às vezes, uma atualização do Windows pode causar problemas. Você pode retificar a situação usando o ponto de restauração.


3- É um devorador de espaço
Nada é perfeito. Por padrão, o Windows separa 12% de seu disco rígido para os pontos de restauração. Trata-se de bastante espaço. Em um disco rígido de 40 gigabytes, significa 4.8 GB. Se você possui muito espaço em seu disco rígido, talvez isso não faça diferença. Mas este espaço pode ser reduzido.

Veja a seguir o passo a passo

1. Clique em Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas do Sistema-Restauração do Sistema.



2. Na tela Bem-vindo à Restauração do Sistema, selecione a opção Criar um ponto de restauração, e clique em Avançar para continuar.
3. Na tela Criar um Ponto de Restauração, como mostra a figura , digite um nome para identificar o ponto de restauração, no campo Descrição do Ponto de Restauração, e clique no botão Criar.



4. Na tela Ponto de Restauração Criado, clique em Fechar.


Para restaurar o sistema de um estado anterior, siga as etapas abaixo
1. Clique em Iniciar- Programas -Acessórios -Ferramentas do Sistema-Restauração do Sistema.


2. Na tela Bem-vindo à Restauração do Sistema, selecione a opção Restaurar o computador mais cedo, e clique em Avançar para continuar.
3. Na tela Selecionar um Ponto de Restauração, selecione na lista do lado direito a configuração que você salvou


4. Clique em Avançar para continuar
5. Na tela Confirmar Seleção de Ponto de Restauração, Clique em Avançar e o sistema irá reiniciar para completar a restauração. Quando o Windows XP Professional for carregado novamente, você verá uma tela informando que a restauração foi efetuado, clique em OK.

Não se esqueca:
Antes de instalar o programa Vista Transformation Pack 5.5 para mudar o visual do seu Windows ou quando for realizar a instalação de um software que você não conhece muito bem, realize um ponto de restauração, se algo der errado é so voltar no tempo
e bom divertimento.

Nenhum comentário :