27 setembro 2006

TRAFFIC SHAPING

A ferramenta mais inteligente de monitoramento de dados já criada está sendo utilizada por diversas empresas no mundo, inclusive a Brasil Telecom, e permite muito mais que identificar usuários e suas tarefas online.
Criada pela empresa californiana Narus, o "Semantic Traffic Analyzer" permite analisar qualquer pacote transferido através de uma rede, inclusive reconstruir mensagens de email com seus arquivos anexados, ver que páginas determinado usuário clicou e até mesmo reconstruir as conversas realizadas em serviços VoIP (como Skype, por exemplo).
O programa roda, por padrão, em servidores IBM ou Dell com o sistema operacional Linux, e é capaz de capturar e analisar pacotes praticamente em tempo real, em uma velocidade de até 10 Gbps.
Entre as empresas que já utilizam o produto estão companhias de telefonia e segurança, incluindo a Network Security Agency (NSA), VeriSign, companhias chinesas (que com ele bloqueiam chamadas em VoIP) e, para nossa surpresa, Brasil Telecom e outras de nossas companhias de telefonia.
De acordo com o texto, o motivo da inspeção em nossas redes são as chamadas VoIP, monitoradas para posterior cobrança entre as empresas.
Adaptável ao "gosto do freguês" o programa pode ser instalado em um servidor para praticamente qualquer tipo de monitoramento e, posteriormente, alterado.
Assim, a empresa garante estar dentro da legislação vigente em qualquer um dos países para onde o Semantic Traffic Analyzer já foi vendido, mas não tem a menor idéia se o software está sendo utilizado para outros fins pelos seus clientes.
Se você não está acreditando, visite o site da empresa: http://www.narus.com/customers/index.html
Texto retirado do site http://www.geek.com.br/
Comentário:
Em primeiro lugar, acho que ninguém duvida que isso é uma invasão de privacidade na maior cara-dura.
E também, não existe uma justificativa para efetuar a cobrança específica do tráfego VoIP, pelo simples fato de que ele é exatamente igual a qualquer outro dado que trafega pela web (Imagina se resolvessem cobrar por cada e-mail ou mensagem que você envia, já que você não está mais utilizando o telefone ou fax para conversar com outras pessoas).

Conversei com um projetista de redes de uma das prestadoras de serviços adsl e ele me disse o seguinte:
"A tendência das empresas prestadoras de serviços adsl é realmente utilizar de programas que realizem o TRAFFIC SHAPING. As prestadoras tem conhecimento de que se estabelecerem cotas de downloads, muitos usuários deixaram de usar os serviços adsl, então o TRAFFIC SHAPING é a solução mais viável para evitar problemas com usuários e cancelamento de serviços."
Ele afirmou ainda que segundo pesquisas da empresa que ele trabalha:
"70% dos usuários usam a Internet com o objetivo de navegação, pesquisas,etc. 30% usam a Internet para downloads e navegação.
Neste contexto, 85% realizam downloads eventuais de páginas da web e 15% usam compartilhadores, p2p, etc."
"Outra questão de total importância é de que as empresas não usam programas de compartilhamento, mas fazem downloads eventuais da internet".
Por isso a conclusão da prestadora de serviço adsl que ele trabalha é a seguinte:
"Existem pontos favoráveis ao uso do TRAFFIC SHAPING e desfavoráveis a estabelecer limites de cotas de downloads".
Porque estas limitações (TRAFFIC SHAPING ou as Cotas de Downloads)?
"As empresas não suportam disponibilizar velocidades acima de 1 MB com qualidade superior a 20%, mas o mercado exige produtos com maior velocidades e maior disponibilidade de linhas de acesso, por isso é urgentemente necessário implantar um controle rigoroso sobre downloads e a alta utilização dos serviços em determinados horários para não ocorrer uma parada nos serviços adsl das prestadoras".
A tendência:
"A partir de 2007, o TRAFFIC SHAPING vai se intensificar e os serviços ficarão cada vez mais truncados para quem usa compartilhadores"

A SOLUÇÃO

Se as prestadoras não podem prestar um serviço de qualidade com velocidades altas e mesmo assim você quer utilizar a Internet 24 horas pelo menos para navegar, cancelar o seu plano de 512 kbps ou 1Mb e solicitar apenas o plano básico de 128 , ou 256 kbs. é uma opção. Pronto, somente não usar mais para downloads, mas também não ficar gastando por um serviço péssimo.

PARA BURLAR O TS

Depende do tipo de traffic shaping.
Se for por porta, basta trocar a porta, se for por header, basta usar encriptação. Agora se for por cliente, nível de rede, daí não tem jeito.
Por cliente ou prioridade de rede seria assim: uma rede com clientes corporativos, que pagam mais, ganhariam prioridade nos pacotes de dados sobre os clientes residenciais.
Nos EUA já estão pensando em criar redes onde clientes VIP, pagando mais caro por isso, teriam prioridade no envio de pacotes de dados sobre os clientes de planos básicos.
É uma tremenda sacanagem que contraria os princípios básicos da Internet, mas infelizmente está ganhando apoio dentro do governo norte-americano, e como a grande parte do tráfego de dados mundial passa por lá, podemos esperar um gargalo no envio de dados no mundo inteiro. Depois o modelo tende a se disseminar para os demais paises e daí sim é que vai ficar uma porcaria.

NET virtua começa ao poucos a bloquear P2P, Br turbo faz o mesmo com Skype

"De acordo com o contrato do mega flash, a empresa pode limitar o uso de certas redes de transferências para garantir o nível de qualidade da rede como um todo, e agora começou a fazê-lo.
Em uma onda recente dos principais ISPs (internet service providers) do mundo todo para reduzir a utilização de suas redes, começaram a limitar o uso dos principais serviços p2p como bit torrents e emules da vida.
O que acontece:
Na rede dos ISPs foram instalados procedimentos de rastreamento dos dados, quando indentificam que os dados são de um dos serviços p2p, eles simplesmente interrompem total ou parcialmente a transferência. Aparentemente, ainda há uma folguinha, deixando passar uma transferência mísera de 5~10 kB/s se tiver muitos seeders, talvez chegue aos 20kB/s. Legal para quem assina viruta 4Mbps.
O fenômeno está ocorrendo no mundo todo, mais notadamente no Canadá, cujo ISP líder, "Rogers", adotou tal medida, mas no Brasil já está ocorrendo: virtua com p2p (navegue para a 2a pagina do subforum de internet/redes de www.forumpcs.com.br ) e dizem que BrTurbo faz o mesmo com skype para obrigar a utilização do telefone, DDD e DDI deles e o pior, está tudo no contrato, se as cláusulas são legais, aí é outra história e ainda é cedo para saber.
Mas é só uma questão de tempo até a notícia espalhar e as pessoas questionarem.
Quanto à virtua e o p2p: há rumores de que utilizando a porta 1720 (talvez o 1755 também), reservado para VOIP, ainda permite funcionamento normal, mas aqui não faz nada até porque nem sei se eles já oferecem o VOIP; no Canadá devem ter, e por isso 100% dos canadenses c/ esse problema solucionaram-no assim,um programa de BT, o bit comet, tem uma função de Bit torrent header encryption. Ou seja, ele camufla o protocolo para passar esses filtros.
Algumas pessoas disseram que isso resolve.
Mas infelizmente:
1. Ele só funciona com outros usuarios do bit comet atuais com essa função
2. Bit comet foi banido de muitos trackers privados por não respeitar o private torrent flag (ele deixa pessoas de fora do tracker baixar)
3. A codificação (encryption) é bem simples, ainda deixando brechas para detecção
4. Os principais filtros já detectam essa manha e portanto,
5. Ele não consegue funcionar aqui por outro lado, outros programas como utorrent e azureus estão trabalhando em codificação decente, então teremos em breve algumas soluções temporárias.
Utorrent tem atualizado a cada mês, e azureus já tem um beta com codificação, então não deve demorar. Ainda nas notas esperançosas, saiu ontem na folha uma reportagem interessante, dizendo que talvez sejam consideradas ilegais as cláusulas das telecoms de fidelidade. Se for o caso, quem sabe, com muita sorte mesmo, tenhamos uma melhora na qualidade dos serviços?

Alguns erros registrado por clientes que utilizam speedy 256kbps e virtua 4mbps megaflash.

1. Rede instável - constantes "spikes", vulgo travadinhas de conexão. irritam até a alma em jogos.
2. Rede ruim - pings iguais às do speedy. mas quando chega o fim de semana, sobem para 500ms. aí conecto com speedy e.. 25ms.
3. Rede podre - durante a semana, de maneira aleatória, acontece a mesma coisa que no item 2.
4. Rede monitorada - nada de p2p por enquanto. ou seja, aproveite sua conexão de 4 mbps para abrir emails e conversar no msn como nunca antes!
5. Rede tosca - falando em msn, meu msn tem desconectado muito do nada ultimamente. como começou recentemente, associo-o ao anti-p2p. que beleza heim! nem msn dá pra usar direito.
6.É tudo protegido por cláusulas. A legalidade das cláusulas ainda há de ser verificado, mas foi o que consegui descobrir desde ontem.para referências, esse sistema anti-p2p é conhecido como "throttling" ou "bandwidth/traffic shaping".Veja aqui uma prova de que isso é possível, tecnicamente: http://www.ipp2p.org/news_en.htmltalvez seja até isso que estão usando....veja aqui a notícia da folha sobre contratos de fidelidade das telecoms:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr1801200610.htmveja aqui outra parte dessa reportagem, onde as operadoras negam o uso de traffic shaping:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr1801200611.htmaqui a opinião de Horácio Belforts da abusar.org http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr1801200612.htm há relatos de pessoas também que usam programas que analisam pacotes. Eles mostram tecnicamente que os dados são barrados dentro da rede da virtua. Tem mais coisas, mas vocês tem que ler por si mesmos. http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=143086

Esta matéria só tem a intenção de informar as pessoas sobre o que esta acontecendo no fornecimento de banda larga pelas operadoras no Brasil e no mundo.
O texto em quase sua totalidade foi extraída de pesquisas na internet com bases fundadas em grandes sites de informática e grandes jornais como a Folha e o site
www.geeks.com.br.
Comentários de usuários insatisfeitos também retirados de sites e fóruns de tecnologia.
Resumindo
traffic shapping é crime... É quebra de sigilo da informação e invasão de privacidade... se você notar qualquer diferença em relação a P2P, entre em contato com sua operadora informando que você irá entrar na justiça. eles cortam teu filtro na hora.
Mas é bom se preparar pois em 2007 o TS ira realmente pegar.
A verdade esta lá fora, basta dar uma pesquisada no www.google.com.br com a palavra traffic shaping e tudo o que eu falei aqui se confirmará.

Nenhum comentário :