25 janeiro 2009

MS: maioria das instalações do Windows 7 será 64 bits

 22/01/2009 08:32

De acordo com uma fonte dentro da Microsoft, cerca de 25% das instalações do Windows Vista nos EUA no final do ano eram 64 bits. Muitos fatores influenciaram na mudança para o sistema 64 bits, com o principal deles sendo o baixo preço das memórias DDR2.
Jon DeVaan, vice presidente sênior da Windows Core Operating System Division, concorda. "Do nosso ponto de vista, nós acreditamos termos chegado num ponto chave em termos de adoção da plataforma 64 bits. Agora, isto aconteceu em um grau maior porque os preços das memórias estão caindo e os revendedores nos EUA estão usando upgrades de memória como uma outra forma de lucro. Então isto quer dizer que a taxa de máquinas com sistemas 64 bits está aumentando rapidamente e que a nossa capacidade de suportar totalmente estas máquinas 64 bits no ecossistema como um todo é algo realmente importante", disse ele.
Qualquer PC com 4 GB de RAM ou mais deve usar uma versão 64 bits do Windows para poder utilizar completamente esta quantidade de memória. Tipicamente, as versões 32 bits reconhecem até 3,5 GB de RAM.

33960-01
Windows 7 x64

Ao invés de comprar a versão 32 bits e depois mudar para a 64 bits quando adquirir mais RAM, muitos estão optando por comprar a versão 64 bits logo de cara. Cerca de 75% das vendas do Windows são baseadas em instalações de OEMs em PCs novos. A maioria dos sistemas baseados na plataforma Core i7 também está usando sistemas operacionais 64 bits, principalmente por causa do canal triplo de memória, que utiliza mais RAM.
Se você comprou o Windows Vista na caixa, a Microsoft oferece gratuitamente um DVD com a versão 64 bits cobrando apenas o custo pelo envio (o Windows Vista Ultimate inclui as versões 32 e 64 bits na caixa). Muitos OEMs também oferecem opções de upgrades gratuitos ou de baixo custo para o Windows Vista x64.
O Windows 7 deve ser a última versão do sistema a ter uma versão 32 bits. A próxima versão do Windows depois do 7 será nativamente 64 bits e executará aplicativos 32 bits através de uma camada de compatibilidade. O Windows Server 2008 R2, versão para servidores do Windows 7, já é exclusivamente 64 bits.
Com a mudança para o Windows 7, será mais fácil para os OEMs adotarem exclusivamente a plataforma 64 bits. Isto reduziria o número de SKUs e drivers necessários pela metade, o que não é um número insignificante quando consideramos que o Windows 7 terá pelo menos 4 edições (no momento, só as edições Enterprise, Professional, Ultimate e Home Premium são conhecidas). Multiplique isso por versões localizadas para pelo menos 34 idiomas e você terá uma idéia.

MSN Tecnologia - Baboo

Nenhum comentário :