02 setembro 2008

Alunos vão aprender educação sexual com funk nas escolas estaduais

Alunos vão aprender educação sexual com funk nas escolas estaduaisPrograma quer estreitar relação entre escolas e 650 mil alunos do ensino médio público.
Os 66 melhores funks compostos pelos jovens vão ser mostrados em shows no fim do ano.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

O funk vai ser o elo entre os professores da rede estadual de ensino e os mais de 650 mil alunos do ensino médio. Com o objetivo de estreitar relações com os jovens e divulgar conhecimento sobre sexualidade responsável, a Secretaria estadual de Educação está desenvolvendo um programa no qual os jovens possam abordar temas como doenças sexualmente transmissíveis e uso de preservativos, usando o gênero musical que eles mais curtem.


“Através de composições de funk, os alunos vão poder expressar seus conhecimentos. A proposta do programa é entender o que esses jovens pensam e usar a linguagem deles para educar e estreitar a comunicação. Queremos que a escola esteja mais próxima dos alunos”, disse a secretária Tereza Porto, que também está criando blogs e formando uma rede de comunicação entre as escolas e os jovens.

 

Inscrição começa em setembro

O programa de incentivo aos jovens nas aulas sobre educação sexual vai selecionar a partir de setembro a novembro as letras de funk compostas pelos alunos sobre o tema. Em aproximadamente um mês serão escolhidas as 66 melhores composições que farão parte de seis shows de fim de ano. As apresentações serão realizados com o apoio da Furacão 2000, em casas de espetáculo.


“O programa ainda nem foi lançado oficialmente e a expectativa já é grande. Temos a impressão que por a adesão maior será dos alunos da Região Metropolitana. Mas o programa é aberto a todas as escolas da rede, para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. A expectativa é tanto que já estou pensando se precisaremos contratar mais professores para avaliar as composições”, brincou a secretária.


Segundo Tereza, se a iniciativa der um bom resultado, o programa poderá ser estendido a outros temas e a outros gêneros musicais, outras manifestações culturais.


Assessor da Furacão 2000, Sérgio Miranda, disse que o grupo recebeu o convite para participar deste programa com entusiasmo. Ele lembrou que a idéia de se montar uma espécie de festival foi descartada, para que não houvesse competição entre as escolas. Não haverá qualquer tipo de premiação.
“A idéia é fazer com que todos participem da melhor forma possível. Quem for desafinado ou tímido poderá contar com o apoio do nosso elenco de MCs jovens, como o Jonathan, filho do Rômulo Costa, ou a Bruna para cantar juntos. Nossa missão é integrar os jovens nesse aprendizado”, disse Miranda.

 

DVD da Furacão 2000

Ele lembra ainda que os 66 melhores funks – que serão escolhidos por psicólogos, pedagogos e professores, que vão destacar o cunho educativo das letras – vão ser gravados em dois CDs. Os quatro ou cinco melhores serão usados no DVD de fim de ano da Furacão 2000.
“Sabemos que os MCs são pessoas conhecidas e respeitadas nas comunidades, que exercem certa influência. Por isso, queremos incentivar esses jovens a descobrir um caminho e através da música informar as comunidades. Além de passar informação para as comunidades, esses jovens podem ainda acabar com o preconceito que existe contra o funk”, destacou Miranda, lembrando que o estilo musical muito associado ao erotismo e à violência também pode ser romântico e educativo.

G1 > Edição Rio de Janeiro - NOTÍCIAS - Alunos vão aprender educação sexual com funk nas escolas estaduais

 

como é que é ? quando eu penso que ja vi de tudo...

Um comentário :

Anônimo disse...

Eu hein, meus filhos vão estudar em casa rs
Certo estão aqueles pais em Minas, os dois filhos estudam em casa, e os pais ainda podem ser presos
Aula de sexualidade nas escolas, funk, esse é o Brasil do Futuro?