21 julho 2007

Medicina Alternativa de A a Z: acusação de fraude


De acordo com a revista Veja, o livro Medicina Alternativa de A a Z, um dos maiores best-sellers do País no momento, não passa de uma fraude. Sem assessoria médica, seus autores ensinam a "tratar" de doenças com ingredientes frugais. Por exemplo, no caso de diabetes, o livro indica a ingestão de suco de berinjela com argila. Apesar disso, já ultrapassou a marca dos milhões de exemplares vendidos ao preço de 62 reais graças a maciça campanha publicitária em horários de grande audiência na televisão. Milhões de reais foram gastos em "testemunhais" (anúncios nos quais o apresentador presta "testemunho" sobre a qualidade do produto anunciado) em programas como do Ratinho, Hebe Camargo e Gugu Liberato.
Afirma a revista Veja que o autor do livro – Carlos Nascimento Spethmann – não existe. Seus editores, o carioca Luiz Carlos da Silva e o paulista Marcos Spethmann Quiroga, são ex-vendedores de livros de porta em porta e a obra é a única lançada pela Editora Natureza, sediada na cidade mineira de Uberlândia.
Sobre a autoria, eles deram quatro respostas diferentes e acabaram confessando: Carlos Nascimento Spethmann não é uma pessoa e sim um composto dos nomes dos dois donos da editora e de um ex-parceiro, o jornalista Eliseu do Nascimento e Silva. Coube a este redigir o manual.
"Não ouvi médico nenhum", diz Nascimento.
Hoje afastado do negócio, ele não recebe nada pelas vendas. É professor de jornalismo numa faculdade paulista e mestrando em semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Revela que simplesmente compilou e adaptou para a linguagem da auto-ajuda textos extraídos de livros de medicina alternativa lançados pela Editora Missionária A Verdade Presente, que pertence à Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma – a mesma editora para a qual todos eles trabalhavam.
Luiz Carlos da Silva e Marcos Spethmann Quiroga notificaram judicialmente a Editora Missionária A Verdade Presente por ter lançado uma obra de formato semelhante ao deles. Assim, a Editora Natureza teria copiado a Editora Missionária que, agora, a estaria copiando de volta. Um plágio do plágio.

Um comentário :

Anônimo disse...

Boa noite:

Sobre tal livro - soube também que DIZER SER UMA FRAUDE!
Ao lê-lo, achei muitas coisas estranhas; na maioria das 'curas'/remédios mesmos mencionava-se ÁGUA...
E o pior de tudo: usar de má-fé em coisas relacionadas á "saúde"?
Ah: e o blog está bacana também.

Abraços,
Rodrigo O Rosa

http://rodrigo-arte.blogspot.com/
rodrigoartesanato@yahoo.com.br