21 novembro 2006

Diferenças entre o Windows XP Home e Professional

Agora que esta para chegar nas lojas a nova versão do Windows que será o Windows Vista, o sucessor do Windows XP, é hora de aproveitar os preços que tendem a cair um pouco do XP e comprar uma cópia original.
Para quem não sabe aqui vai algumas das principais diferenças entre as duas versões do
Windows XP existentes no mercado,
A versão XP Profissional e a versão XP Home.
Veja qual se adequa mais às suas necessidades e ao seu bolso e aproveite.
Quando do lançamento do Vista, a tendência é cair o preço, até a Microsoft tirar o XP totalmente do mercado.

Principais Diferenças :

Windows XP Home e o Professional são o mesmo sistema, o Home apenas possui alguns recursos desativados para justificar a diferença de preço entre as duas versões. A idéia é vender o mesmo produto a preços diferentes para os usuários domésticos, que estão atualizando seu Windows 95/98/ME e para as empresas que estão vindo do Windows NT ou 2000. Existem basicamente 6 diferenças entre as duas versões:

1- O XP Professional suporta multiprocessamento (até dois processadores), enquanto o XP Home reconhece um único processador, assim como o Windows 95/98/ME. O XP Home também não se beneficia do Hyper Threading que esta incluído nos processadores Pentium 4 de 3.0 GHz em diante, onde o processador se comporta como se fosse dois processadores distintos.

2- As pastas compartilhadas no XP Professional podem ser acessadas por até 10 clientes simultâneamente, enquanto no Home o limite cai para apenas 5 clientes simultâneos. Se você precisa de um servidor de arquivos que possa ser acessado por mais de 10 clientes simultâneamente você precisa utilizar o Windows 2000 Server (enquanto não sai a versão Server do XP). Como disse em outra dica, o ideal para servidores de arquivos de grandes redes é utilizar uma máquina Linux com o Samba, que oferece um desempenho melhor que o dos servidores Windows e não possui limitação quanto ao número de clientes.

3- No XP Professional você têm três campos na tela de login: login, senha e domínio. O XP Home por sua vez não permite efetuar login no domínio, o que dificulta seu uso em muitas redes basedas em servidores NT ou Samba.

4- O XP Professional oferece o Remote Desktop, que permite acessar seu desktop em qualquer PC da rede ou mesmo via Web. Este recurso não é suportado no XP Home, mas não chega a ser uma grande perda já que você pode utilizar o VNC.

5- Permissões de acesso em partições NTFS: Este recurso é bem conhecido, desde o Windows NT, ele permite que você atribua permissões de acesso a pastas e arquivos com base em usuários ou grupos, dizendo quem tem ou não permissão para acessar cada coisa. Isto é muito útil em PCs compartilhados por vários usuários ou ligados em rede. Este recurso só está disponível no XP Professional. Ao utilizar o NTFS na versão Home você se beneficia do melhor desempenho e da tolerância a falhas, mas não das permissões de segurança.

6- Além da falta de permissões de segurança, o NTFS do XP Home também não suporta a encriptação de arquivos disponível desde o Windows 2000. Apesar da encriptação não ser 100% segura, ela é uma segurança a mais para quem guarda arquivos confidenciais no PC. De qualquer forma, mesmo o XP Home é um grande avanço em relação ao Windows 98 em termos de estabilidade e até mesmo de desempenho, se você tiver um processador muito rápido ou mais de 256 MB de RAM. O problema é que o XP é muito inchado, o que faz com que ele fique muito mais lento em máquinas antigas. Se tiver menos do que um Pentium III/Celeron/Athlon/Duron de 800 MHz com 256 MB, seria mais interessante utilizar o Windows 2000 ou mesmo o NT 4, que são tão ou mais estáveis que o XP e rodam confortavelmente mesmo num Pentium MMX com 64 MB.

Nenhum comentário :