23 agosto 2012

Windows 8 Requisitos do Processador

Windows-8

Windows 8 Release Preview requer processador com tecnologia NX

Se o recurso não estiver habilitado no BIOS, o sistema não será instalado

 

Alguns usuários passaram por problemas ao tentar instalar o Windows 8 Release Preview, liberado nesta quinta-feira. Logo no início do processo, uma inesperada mensagem informando que o Windows 8 não seria compatível com o processador utilizado no computador é exibida:

 

Sem dar mais detalhes, a mensagem se limita a informar que "Este PC não pode executar o Windows 8", pois "A CPU do seu computador não é compatível com o Windows 8" e não deixa a instalação prosseguir. Mais adiante, é fornecido um link para a página de requisitos do sistema, além dos botões Voltar e Cancelar.
Ao conferir os requisitos, nada de errado. Eles continuam os mesmos do Windows 8 Consumer Preview, que, a propósito, funciona normalmente no mesmo hardware em que o Release Preview se recusa a instalar.

Não demorou muito para que os usuários se dirigissem ao Microsoft Answers, o fórum de suporte da Microsoft,para pedir explicações. De acordo com Steven S, um dos moderadores do fórum, essa mensagem é exibida quando o recurso NX (No eXecute) do processador está desativado ou ausente. "Para instalar o Windows 8 Release Preview em seu PC, o processador (CPU) precisa suportar os seguintes recursos: Physical Address Extension (PAE), NX e SSE2. A maioria das CPUs tem suporte a esses recursos, então se você recebe esse erro, é provavelmente porque o recurso NX não está ativado em seu sistema", explicou ele.
O 'No eXecute' é um recurso de segurança, cujo propósito é evitar que programas maliciosos injetem e executem instruções em uma área da memória utilizada por outros programas. Isso é feito impedindo-se que códigos sejam executados em áreas da memória destinadas a armazenamento de dados. Em processadores Intel, essa tecnologia chama-se "eXecute Disabled" ou simplesmente XD.
O Windows utiliza essa tecnologia através de um recurso chamado DEP (Prevenção de execução de dados), existente desde o Windows XP Service Pack 2. Quando o processador não possui a tecnologia NX ou está é desativada, a DEP é emulada por software.

No entanto, o Windows 8 Release Preview requer que essa recurso esteja presente e ativado por hardware para que a instalação possa ser realizada.
"Para solucionar esse erro, siga as instruções do fabricante para ativar o NX ('No eXecute bit'), ou o recurso equivalente XD ('eXecute Disable'), em meio às configurações de segurança do BIOS", orienta Steven.
Como as configurações do BIOS variam de acordo com a placa-mãe utilizada, não temos como descrever em detalhes como alterar essa configuração. Em geral você deverá procurar pelos termos "No Execute" ou "Execute Disable" nas opções do BIOS. Em caso de dúvidas, consulte o manual de sua placa-mãe ou peça auxílio em nosso Fórum.

Steven também informa que, caso não seja possível encontrar tal opção nas configurações do BIOS, pode ser necessário atualizá-lo e lembra que processadores antigos que não possuam esses recursos não poderão executar o Windows 8 Release Preview. "Se a configuração do BIOS para o suporte do NX não estiver disponível em seu sistema, você pode precisar contatar o fabricante para atualizar o BIOS. Note que alguns processadores mais antigos podem não conter esses recursos e são incompatíveis com o Windows 8 Release Preview".
Apesar de tudo, essa questão parece afetar apenas hardwares mais antigos e não deverá ser um problema para os computadores atuais.

Li aqui do Baboo

Nenhum comentário :